EDUCACÃO INFANTIL

PROPOSTA PEDAGÓGICA

A proposta pedagógica da Educação Infantil da escola é inspirada nos princípios pedagógicos da Pedagogia Freinet e, nessa perspectiva, desenvolve uma metodologia que propicia mais movimento e convívio com a natureza, além de estabelecer como princípio básico a “atividade da criança em união estreita com a vida.” (FREINET, 2001: 03). Atendendo a esses princípios e aos objetivos de criar condições favoráveis à socialização e ao trabalho em pequenos grupos, o ambiente da escola é organizado de maneira atraente, rico em recursos e materiais que oferecem múltiplas oportunidades de realização do trabalho-jogo da criança, e sobretudo, reflete uma ordem necessária à organização desse trabalho. A forma de organização do espaço na escola obedece aos princípios preconizados por Freinet e é orientada pelo manual teórico-vivencial elaborado pela professora Maria de Lourdes Pereira da Silva (registrado no Instituto Nacional do livro, sob o no 21.543). As salas de aula são amplas e naturalmente arejadas. Elas são organizadas em centros de interesse que dão condições para que as crianças escolham suas atividades e trabalhem em pequenos grupos. Nas prateleiras projetadas para cada grupo etário da Piedade, materiais coloridos e diversos podem ser manuseados e utilizados para a expressão livre da criança nos Centros do lar, da leitura, da construção, das artes plásticas e das ciências naturais e exatas. Sobre a relação da criança com a natureza, Freinet destaca a necessidade do que ele chama de vida máxima numa escola integrada ao meio ambiente. Foi através das suas aulas que ele percebera que o interesse das crianças estava lá fora, nos bichinhos e nas pedrinhas do rio. Nessas aulas, a observação, os relatos, registros e avaliações do que os alunos percebiam, demonstravam o caminho encontrado por ele tendo em vista o desenvolvimento da atitude científica da criança. (SAMPAIO, 1994:17). Essas aulas passeio fazem parte do cotidiano de alunos e professores da Piedade. A vida é trazida para a sala de aula, seja através dos passeios pela escola nos diferentes e amplos espaços, como o parque, a rocinha (uma área verde da escola, em que são cultivadas algumas plantas e árvores nativas) ou ainda pelas aulas em outros espaços/lugares da escola, da rua, do bairro e da cidade e/ou fora dela. (Silva, Elenice de Brito Teixeira. Um encontro com a Pedagogia na Educação Infantil. Anais do XV ENDIPE – Belo Horizonte, 2010).

CICLO DA INFÂNCIA

O Ciclo da Infância corresponde ao bloco pedagógico que abrange o 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental. A opção em adotar a nomenclatura e o formato de Ciclo fundamenta-se nos estudos sobre os processos de aquisição da leitura e da escrita que respeite as etapas de desenvolvimento das crianças de seis a oito anos.(Cf.SOARES,2008; FERREIRO E TEBEROSKY,1985). O objetivo da proposta pedagógica é garantir uma passagem mais natural entre a educação infantil e o ensino fundamental assegurando o desenvolvimento das competências leitoras e de escrita sem desconsiderar a singularidade da infância. Vale ressaltar que estes estudos foram tomados como referência pelo MEC na elaboração do documento de implantação do ensino fundamental de nove anos(2006)

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