PROJETO CONHECER PARA RECONHECER

MOMENTO CÍVICO
julho 29, 2019
LEITURE-SE…
agosto 28, 2019

ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS

O Projeto Conhecer para Reconhecer está sendo desenvolvido no INSP desde o primeiro semestre como Atividade Integrada para os alunos do Fundamental Anos Iniciais e anos Finais.
Como atividade motivadora para o segundo semestre, alunos e professores do 8º e 9º anos visitaram a cidade de Porto Seguro, onde participaram de uma aula de campo, comprovando in loco muitas das informações percebidas em suas pesquisas.
A viagem aconteceu do dia 08/08 a 10/08 do ano corrente e foi de extrema importância para a aprendizagem e conhecimento dos nossos alunos.
No primeiro dia de aula de campo, os alunos conheceram o Centro Histórico com suas Igrejas centenárias, Marco do Descobrimento e ruínas preservadas das primeiras igrejas construídas no Brasil. Após esse momento, alunos e professores foram conhecer o Memorial da Epopeia do Descobrimento. Lugar onde se respira conhecimento sobre o descobrimento do Brasil com toda sua história e peculiaridades.
Toda a área do Memorial foi visitada, inclusive a réplica de uma nau, embarcação utilizada pelos navegadores portugueses.
O segundo dia foi de integração e diversão no Eco Parque Arraial D’Ajuda e visita ao Centro do Arraial d’Ajuda conhecendo a Igreja de Nossa Senhora D’Ajuda.
O terceiro e último dia de viagem foi o marco do nosso trabalho. Visita ao Museu do Descobrimento com toda sua história, visita ao antigo local de cárcere onde funcionava a cadeia na época do descobrimento e, finalmente, visita à Reserva da Jaqueira, a qual tem esse nome por causa de um imenso tronco de jaqueira que existe no local. Com quase 830 hectares de vegetação nativa, a Reserva da Jaqueira tem ocas dos indígenas em toda a sua extensão e as famílias participam de um projeto chamado Proecotur, que incentiva o ecoturismo e a preservação cultural na região.
Na Reserva da Jaqueira, os alunos vivenciaram o dia-a-dia dos indígenas, bem como suas tradições, cultura, modo de vida e participaram de danças típicas. Esse momento foi de suma importância para alunos e professores, pois a riqueza de informações coroou todo o trabalho idealizado na escola e os alunos puderam vivenciar cada assunto pesquisado.
Certamente voltaram bem diferentes do que foram para essa viagem, pois trouxeram conhecimento em suas bagagens!!
Que venham novas aventuras para que possamos Conhecer para Reconhecer nossa história.